NATUREZA EM TRANSFORMAÇÃO

DESCOBRE-A NA TUA REGIÃO

 O que é a biodiversidade?

 

Já deves ter ouvido falar dela. Biod+iversidade, como o próprio nome indica, é a diversidade, ou variedade de formas de vida diferentes existentes na Terra. De acordo com a International Union for Conservation of Nature (IUCN) estima-se que existam de 8 a 15 milhões de espécies no nosso planeta. É difícil apurar um número certo e só cerca de 1,9 milhões é que estão identificadas. Como vês, há muita vida em jogo. Biodiversidade é toda a vida que nos rodeia e da qual fazemos parte, do ameaçado urso polar ao microorganismo mais insignificante, de que todos dependemos, passando pela comum abelha doméstica. A biodiversidade é sinónimo de diversidade biológica e inclui três níveis de diversidade:

 

A biodiversidade é sinónimo de diversidade biológica e inclui três níveis de diversidade:

A biodiversidade representa todas as formas de vida que se distinguem de acordo com três níveis de organização:

 

Espécies
Diferentes formas de vida como animais ((incluindo o Homem), plantas, fungos, algas, bactérias.

Genes
As diferenças genéticas entre indivíduos da mesma espécie ou de espécies diferentes

Ecossistemas
Diferentes sistemas de organismos vivos que interagem entre si e com o meio que os rodeia. Podemos encontrar ecossistemas em florestas, recifes de coral, rios e lagos, terras agrícolas e parques urbanos e sim até no teu quintal

 

É a variedade entre os organismos vivos de todas as origens incluindoa diversidade dentro das espécies, entre as espécies e ecossistemas.

United Nations Convention on Biological Biodiversity (CBD)