NATUREZA EM TRANSFORMAÇÃO

DESCOBRE-A NA TUA REGIÃO

 Onde há biodiversidade?

 No Mundo

 

 

 Spots naturais em risco, onde?

No nosso planeta existem várias regiões que, simultaneamente, são reservas de biodiversidade e que se encontram altamente ameaçadas de destruição, às quais chamamos Hotspots de Biodiversidade.Conservation International (CI), atualmente, identifica 35 hotspots de biodiversidade em todo o globo, especialmente ricos em biodiversidade e ameaçados, onde esta organização desenvolve a sua atividade de conservação da natureza.

 

Para a Conservation International um hotspot biodiversidade tem que ter cumulativamente:

 

1    Pelo menos 1500 plantas vasculares endémicas, ou seja, que só existam nesse lugar.

2    Uma perda de, pelo menos, 70% do seu habitat original.

São 35 hotspots de biodiversidade, que correspondem apenas a 2,3% da superfície do planeta, mas onde vivem mais de 50% e 42% das espécies endémicas mundiais de plantas e e vertebrados, respetivamente.

São 35 paraísos de vida que devemos a todo o custo preservar.

Portugal encontra-se num destes Hotspots, a Bacia do Mediterrâneo:

  • É o segundo maior do mundo e cobre mais de 2 milhões de km2 que se estendem de oeste para leste, da Península Ibérica à Jordânia, e de norte para sul, do norte da Itália para Cabo Verde.
  • É o terceiro mais rico do mundo em termos de biodiversidade vegetal, com aproximadamente 30.000 espécies de plantas, das quais mais de 13.000 são espécies que não se encontram em mais lado nenhum (endémicas).
Portugal

No hotspot biodiversidade do mediterrâneo

Para evitar a destruição dos habitats e a manutenção dos ecossistemas tem sido promovida a classificaçãode zonas de interesse ecológico

 

Sistema Nacional de Áreas Classificadas (SNAC) é constituído por:

 

  • Rede Nacional de Áreas Protegidas (RNAP);

  • Rede Natura 2000;

  • Sítos Ramsar e Reservas da Biosfera;

 

Ao todo, estas áreas de Biodiversidade correspondem a 23% do território continental de Portugal.

 

Trás-os-Montes

Um paraíso natural no norte de Portugal

Esta região é muito rica em biodiversidade. É aqui que se encontram algumas das áreas classificadas e protegidas de maior interesse nacional e europeu.

 

  • De âmbito nacional, temos o Parque Natural do Douro Internacional, o Parque Natural de Montesinho e o Parque Natural do Alvão.

  • De âmbito regional-local temos o Parque Natural Regional do Vale do Tua e a Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo.

  • De âmbito europeu temos os Sítios de Interesse Comunitário (SIC) e as Zonas de Proteção Especial (ZPE) do Douro Internacional e Vale do Águeda, Rios Sabor e Maçãs e Montesinho / Nogueira), todos integrados na Rede Natura 2000.

Reconhecimento Unesco

Lista de Património Mundial

Alto Douro Vinhateiro
Áreas do Douro que atravessam os municípios de Torre de Moncorvo e Carrazeda de Ansiães fazem parte da região do Alto Douro Vinhateiro classificada pela UNESCO como Património da Humanidade.

 

Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica
Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica

 

Inclui 12 municípios do Nordeste Transmontano (Alfândega da Fé, Bragança, Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais) e parte da província de Zamora e de Salamanca.

 

Geopark Terras de Cavaleiros
Geopark Terras de Cavaleiros

 

O Geopark Terras de Cavaleiros é uma área geográfica bem definida, coincidente com os limites administrativos do Concelho de Macedo de Cavaleiros.